in

TristeTriste InteressanteInteressante

A depressão no mundo do Kpop

Como todo bom de Kpop, sabemos das pressões que nossos ídolos sofrem para parecerem ser o mais perfeito possível e sempre mostrar uma imagem impecável. O que muita gente não sabe é que muitos desses ídolos tão ‘perfeitos’ passam por transtornos psicológicos como qualquer outra pessoa.

Mortes repentinas no mundo dos artistas coreanos vêm se tornando um assunto comum desde a morte de Kim Jong-hyun (SHINee) em dezembro de 2017 e até mesmo a tentativa de suicídio de Goo Hara (ex-Kara), em 26 de maio deste ano.

Fonte: Divulgação/Internet

Na Coreia do Sul, transtornos psicológicos são tratados como tabu e são escondidos de família e amigos. Geralmente, a depressão não anda sozinha; muitos idols se afastam de compromissos com seus grupos para tratamentos de dismorfia corporal (que desencadeiam problemas piores, como anorexia e bulimia), exaustão, insônia, entre outros.

O país tem uma das maiores taxas de suicídio entre os países desenvolvidos, ocupando o 10° lugar em um ranking geral segundo dados reunidos pela Organização Mundial de Saúde em 2015.

Mesmo com o estigma em torno disso, alguns idols já falaram abertamente sobre depressão e outros transtornos, como Heechul, do Super Junior, que sofreu muito com a saída de Hankyung do grupo, já que ele é seu melhor amigo. Na época, ele se afastou durante três meses para tratar uma depressão profunda.

Suga, do BTS, também já falou sobre sua luta desde o período pré-debut. Seus pais não o apoiavam na sua batalha para se tornar um artista e, por isso, ele já chegou a dormir na rua. Suga já transformou seu sofrimento em música, retratando o que passou na sua mixtape solo ‘Agust D’, na faixa ‘The Last’. Suga também já comentou em suas letras sobre sua ansiedade social e transtorno obsessivo-compulsivo.

Fonte: Divulgação/Internet

Goo Hara foi encontrada desacordada em seu apartamento recentemente e escreveu uma carta se desculpando pelo incidente. “Sinto muito por causar preocupações” / “Eu estava me sentindo angustiada devido a vários incidentes que se acumularam” / “Eu vou tentar o meu melhor para mostrar um lado saudável de mim mesma ao mostrar uma mentalidade mais forte”. Ela está fora de perigo e se recuperando.

Depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, até 2030 será a doença que mais mata, ultrapassando até mesmo doenças como o câncer. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, em diferentes idades, sofram por depressão.

Depressão é um transtorno psicológico e tem tratamento. Procure ajuda.

 

Quer saber mais sobre o mundo do kpop e cultura coreana? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias: InstagramFacebookTwitter e Spotify.

Avatar

Written by

Comments

Comente

Loading…

0

Tribunal nega Habeas Corpus de Choi Jong Hoon

TEEN TOP divulga teasers para o MV de ‘Run Away’