in

GosteiGostei AmeiAmei InteressanteInteressante arrasouuuarrasouuu

Drew Ryan Scott fala sobre produzir para K-Pop e ‘Family’ dedicada aos Monbebe

A primeira música dedicada a um fandom é para os Monbebe e foi produzida por Drew Ryan Scott, que já trabalhou com nomes como EXO, X1 e o próprio Monsta X.

Desde 31 de outubro os Monbebe lutam dia e noite pela restituição do Wonho ao Monsta X, tendendo no Twitter, enviando cartas no fancafe, colocando cartazes na Times Square e estações de metrô em Seul, recebendo mais de 400.000 assinaturas em uma petição e fazendo protestos silenciosos em frente ao prédio da Starship Entertainment. Eles esperam mudanças na indústria do kpop, e toda ajuda é bem-vinda.

O que os Monbebe não esperavam era que eles comoveriam até um dos maiores produtores de kpop da atualidade: Drew Ryan Scott se uniu a Gabe Lopez e escreveu para fandom uma música intitulada ‘Family’.

O Say K teve o prazer de conversar com Drew, que diz que tudo começou quando ele assinou com a Capitol Records. “Enquanto trabalhava em um álbum, conheci alguns escritores e produtores incríveis e escrevemos muitas músicas. Algumas não entraram no meu álbum, mas nos álbuns de outros artistas. A partir daí, comecei a escrever para mais e mais pessoas em todo o mundo”, ele diz. “A primeira música de kpop em que trabalhei foi ‘Amigo’ do SHINee ou ‘Sinner’ do Tae Yang. Não me lembro qual saiu primeiro.”

O jovem produtor que está por trás de sucessos musicais como ‘Dramarama’ do Monsta X e ‘Scientist’ do VIXX, diz que este ano foi ótimo para ele. Vimos boa parte de seu trabalho recebendo reconhecimento em todo o mundo: “O verão de 2019 foi incrível para mim!!! Eu tive 27 lançamentos com diferentes artistas e 10 #1s em todo o mundo!!! Foi um ótimo verão!!! Monsta X, Super Junior, Exo, X1, Veri Very, para citar alguns.”

Mas é diferente escrever para o kpop?

Drew diz que é. O Kpop tem um som diferente, que é parte do que reúne tantos fãs em todo o mundo, lotando estádios e criando uma onda conectada à cultura coreana como um todo. “Escrever músicas para o kpop é totalmente diferente da música ocidental, você experimenta mais e faz sons legais, adiciona partes de rap divertidas, faz um refrão enorme.” Você reconhece isso? Preste atenção nas suas músicas favoritas. “A música ocidental não faz todas as progressões legais de acordes que o kpop adiciona.”

Quando se trata de kpop, tudo é um pouco diferente, desde como produzir música, shows, negociar eventos e como os fãs reagem à vida pessoal de seus ídolos, hoje em dia o mundo inteiro está de olho na indústria de entretenimento da Coreia do Sul. Uma indústria que é famosa por ser muito mais fria com seus artistas do que a indústria Ocidental, que é uma das razões pelas quais os Monbebe continuam lutando dia e noite, implorando por uma mudança nesse comportamento. Perguntamos a Drew o que ele pensa quando se trata da indústria da música e da humanização de seus artistas. “Eu acho que a indústria da música está aprendendo”, ele começa. “Muita coisa mudou com o streaming entrando em vigor.”

Atualmente, o streaming é o maior medidor de sucesso de um artista, sendo responsável por 75% da receita da indústria da música. Se o artista não estiver em uma boa posição nas plataformas de streaming, significa que seus shows não lotarão, seus álbuns não serão vendidos e não vale a pena investir neles. Na Coréia, esses números contam ainda mais e, se o artista não está em evidência, ele é sumariamente descartado, e a empresa investe em novos talentos que podem gerar um lucro maior.

Eles estarão sempre lá um para o outro, não importa o que aconteça.”

Com a explosão do kpop em todo o mundo, as empresas coreanas perceberam que existe um mercado no exterior, mas não esperavam que o choque cultural também afetasse a maneira como lidam com seus artistas. Foi exatamente o que aconteceu quando a Starship Entertainment decidiu permitir que Wonho, integrante de um dos mais amados grupos de kpop do mundo, o Monsta X, partisse após rumores de uma adolescência rebelde que ele nunca escondeu de seus fãs ou da empresa. O fandom começou a se destacar em todo o mundo, desesperado para recuperar seu amado integrante, e comoveu muitas pessoas.

Incluindo Drew. “O fandom deles, os Monbebe, é muito dedicado e cheio de amor pelo grupo. Eu os vejo fazendo o MX tender todos os dias! Alguns deles estavam falando sobre como eles gostariam de ter uma música para cantar para os meninos, então eu decidi escrever uma música para o fandom. Nenhum outro fandom do mundo tem uma música escrita e produzida profissionalmente. Eu nunca tinha escrito uma para qualquer fã antes. Eu me juntei a um compositor/produtor super talentoso, Gabe Lopez, e fizemos essa música chamada ‘Family’, basicamente diz que a banda e o fandom juntos formam uma família pelo mundo, que não pode ser tocada. Eles estarão sempre lá um para o outro, não importa o que aconteça.” E toda essa atmosfera cheia de carinho que qualquer um pode sentir ao procurar as hashtags diárias que criam para apoiar Wonho e chamar a atenção para os problemas em questão, é provavelmente um reflexo direto do Monsta X. O próprio Drew parece ter sido tomado pelo talento e carisma deles, visto que ele não trabalhou com Monsta X apenas uma vez. “Monsta X é um grupo tão talentoso!!! Estou espalhando sobre eles para todos os EUA!!! Envio links de vídeos para meus amigos e novas pessoas que encontro o tempo todo! Eu quero que eles sejam o maior grupo de kpop dos EUA!”

A música intitulada ‘Family’ expressa a cumplicidade que Monbebe e Monsta X compartilham, o amor incondicional que seus fãs têm por eles e o quanto eles estão dispostos a lutar e nunca desistir. Drew capturou na letra força e determinação dos Monbebe em não deixar Wonho se tornar uma boa memória, mas mantê-lo no grupo com seus seis irmãos e os milhões de corações que conquistou em todo o mundo, tornando-os uma grande e apaixonada ‘Família’. “Filmamos um vídeo rápido e todos os fãs enviaram fotos e vídeos para serem colocados!!! Espero que todos gostem! Sai esta semana!!!”

Fique ligado nos próximos trabalhos de ‘Family’ e Drew, seguindo-o no Twitter e Instagram.

Avatar

Written by Lun Rezende

Comments

Comente

Loading…

0

Drew Ryan Scott talks about producing K-Pop music and ‘Family’ for Monbebe

Minah Girl's Day comeback

Minah, do Girl’s Day, faz comeback solo com ‘Butterfly’