in

KCON – O maior evento no mundo todo sobre a onda Hallyu

KCON

Em algum momento do ano, veremos fotos de algum grupo que gostamos muito no aeroporto, embarcando para mais uma KCON.

Mas o que é exatamente a KCON? À primeira vista, parece mais um festival de música. Talvez um Lollapalooza do kpop?

Na realidade, a KCON é um projeto, criado em 2012 através de uma parceria do Koreaboo com a Mnet America, e produzido até hoje pela Powerhouse Live. Inicialmente, a ideia era realizar um festival que pudesse divulgar a onda Hallyu para o público americano.

Além dos artistas pop, o evento traria outros elementos da cultura coreana: dramas, filmes, moda, gastronomia, beleza, etc. Esta é uma constante até os dias atuais. A KCON promove shows, painéis, oficinas e diversos estandes.

KCON 2018
Estandes na KCON Los Angeles de 2018.

No mesmo ano de 2012, a primeira convenção ocorreu de forma modesta em um auditório da cidade de Irvine, Califórnia, em 13 de outubro.  Em apenas um dia de evento, com a presença do 4Minute, B.A.P, EXO-M, G.NA, NU’EST e VIXX, um público de 10 mil pessoas compareceu.

KCON 2012
Artistas no palco em 2012.

Menos de um ano depois, em agosto de 2013, a segunda edição da KCON aconteceu em Los Angeles. Desta vez com dois dias de evento, com o dobro de público.

O público vem aumentando exponencialmente a cada ano, assim como o festival em si. A última edição, de 2018, recebeu 53 mil pessoas em apenas uma cidade.

A partir de 2016, a KCON também passou a acontecer no Japão, que com sua proximidade cultural foi atingido em cheio pela onda Hallyu. Atualmente é o país que mais atrai público.

Seguindo a expansão global do Hallyu, a KCON espalhou-se para todos os cantos do mundo. Junto com suas edições anuais nos Estados Unidos e Japão, ela já visitou a Austrália, França, Emirados Árabes, Tailândia, a própria Coreia, e até a América Latina, com a edição de 2017 no México.

KCON 2017
Fanmeeting na edição da Cidade do México em 2017.

A edição de Nova Iorque de 2019 trará mais um marco: acontecerá pela primeira vez no famoso Madison Square Garden.

Será que um dia teremos a sorte de receber a KCON aqui na América do Sul? Conte para nós, quem você gostaria de ver no festival?

Quer saber mais sobre o mundo do kpop e cultura coreana? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias: InstagramFacebookTwitter e Spotify.
Avatar

Written by Laura Ricci

Comments

Comente

Loading…

0

fromis_9 fez comeback com o MV de “FUN!”

Jinyoung do B1A4 deixa uma carta para os fãs antes de se alistar