
Na semana passada o Stray Kids, grupo da JYP, lançou o seu sexto single ‘Clé 2: Yellow Wood’. O nome já indicava que o mesmo seria uma continuação do ‘Clé 1: Miroh’, com o qual conseguiram sua primeira vitória em um show de música. Os teasers também mostravam a forte inspiração do grupo no poema de Robert Frost, “The Road Not Taken”. O poema fala sobre a difícil decisão entre seguir um caminho que todos optam por, e um que é menos comum: a rota menos trilhada.
E é assim que começamos o álbum, com ‘Road Not Taken’. A música esteve em um dos teasers, e mostram bem como foi feita: usando um pad e efeitos eletrônicos. A letra é uma rendição do poema, falando sobre estar perdido e optar seguir pelo caminho menos trilhado. A música é curta, uma introdução ao que nos espera na faixa título.
‘Side Effects’ é completamente diferente de tudo que o Stray Kids já produziu. Vamos levar em conta que o próprio grupo escreve, compõe e produz as próprias músicas. ‘Side Effects’ recebeu uma série de críticas dos próprios fãs – talvez por não estarem acostumados com a versatilidade musical do grupo, ou nunca terem ouvido EDM antes – mas agradou muito aos críticos profissionais. O próprio Park Jin Young, dono da empresa que agencia o Stray Kids, e deu a eles a liberdade de criar suas próprias músicas, fez um post em seu instagram falando do orgulho que sente deles.
‘Side Effects’ chama atenção pelo peso, pela energia, e pela letra. Ela descreve perfeitamente uma pessoa sofrendo os efeitos colaterais de uma medicação controlada – depressão, ansiedade, mania, histeria – coisas causadas pela decepção de não conseguir superar obstáculos. Um retrato fiel de uma geração que enxerga o mundo de outro jeito, mas precisa se submeter a uma sociedade formada em bases antiquadas, que não evoluíram e já não fazem mais sentido nos dias de hoje. É fácil relacionar o peso do eletrônico, a letra e os gritos casuais no refrão a um colapso mental.
Já ‘TMT’* traz um sentimento de mais calma. Como se os efeitos colaterais tivessem passado, melhorado, e tivessem deixado apenas a incerteza da existência. Ou talvez a pessoa em questão tenha deixado de tomar as pílulas que causavam os efeitos colaterais – nervoso, insonia, náusea, agitação, ansiedade, suador, problemas visuais, psicose, dormência, tontura, dores de cabeça, perda de peso…, segundo a música. É claro na letra que a pessoa não está melhor. Elx não está feliz, mas sabe que não pode simplesmente desistir, e segue o caminho que deve trilhar.
Depois de três músicas inéditas, temos finalmente todas as Mixtape! Todas no Spotify, Apple Music, Deezer… quer mais que isso?
O álbum tem: 7 Faixas
Entram na Playlist: 7
*E pode não ter nada a ver, mas no dicionário médico ‘TMT’ é a abreviação de tarsometatarsal, o nome dado às articulações do pé. Em coreano a música se chama ‘별생각’ (Pensamentos).
Comments
Loading…