in ,

GosteiGostei AmeiAmei OdieiOdiei TristeTriste InteressanteInteressante arrasouuuarrasouuu

Stray Kids: Pedido de Desculpas no Instagram

A nova geração do K-Pop dando uma lição de humanidade e respeito à diversidade: Stray Kids usou sua própria plataforma para pedir desculpas aos fãs

Na semana passada foi ao ar o segundo episódio da segunda temporad do reality Finding Stray Kids, estrelado pelo grupo de mesmo nome da JYP Entertainment. O que deveria ser um episódio divertido se tornou alvo de críticas e xingamentos – de outros fandoms – na internet após um caso de blackface. Resumidamente, blackface é o nome dado à caracterização d pessoas brancas como negros, usando de esteriótipos racistas. Foi muito usado XIX nos Estados Unidos por artistas de teatro, e sempre caracterizavam os negros de forma degradante, se tornando assim uma das mais ofensivas formas de racismo.

No episódio, Hyunjin se fantasiou de uma personagem de um desenho coreano dos anos 80, que caracterizava uma senhorinha coreana – ahjumma – com lábios enormes e cabelo com permanente. No desenho, a personagem não é negra, mas o autor a descreve “selvagem como um chefe Africano”, o que por si só já é bastante problemático. No episódio os trejeitos e falas que o integrante usou só tornaram a caracterização pior. Falamos disso e outras controvérsias acontecendo dentro da JYP no episódio dessa semana do nosso podcast, Say K Drops.

Ofendidos, os STAY bombardearam a JYPE com e-mails pedindo uma retificação, bem como a MNet, responsável pelo reality. No dia seguinte a MNet mudou o thumbnail do vídeo, mas o silêncio prosseguiu por parte da JYP e do Stray Kids, até hoje.

Divergindo totalmente do que grupos de k-pop fazem quando precisam de desculpar por alguma coisa, o Stray Kids usou a sua própria plataforma para se retratar com os fãs. Os STAY receberam não uma nota da JYP Entertainment isentando os seus artistas de qualquer culpa, ou pedindo desculpas curtas e desinteressadas como acontece com muitas outras situações.

O grupo usou seu instagram – onde eles mesmos postam atualizações do seu dia-a-dia – e mandaram uma mensagem em coreano e inglês, cientes da diversidade do seu público.

View this post on Instagram

"Stray Kids Everywhere All Around the World." ⠀ 스트레이 키즈의 이 시그니처 문장처럼 스트레이 키즈는 항상 전 세계의 모든 사람들 그리고 사랑하는 우리 스테이를 더 많이, 더 깊게 이해하기 위해 노력하고 있습니다. As you could see in our signature phrase; we, Stray Kids, always try our best to understand everyone across the world and our beloved STAY as much as possible, and as deeply as possible. ⠀ 저희는 어떤 문화에 속한 사람이든 있는 그대로 존중받을 권리가 있다고 생각하며, 세상의 모든 차별과 불평등에 반대합니다. We strongly believe that everyone, no matter which culture they are in, has the right to be respected; therefore, we reject all discrimination based on any orientation and oppose all forms of inequality in the world. ⠀ 그럼에도 저희는 아직 배워야 할 것들이 더 많다는 것을 느끼고, 부족한 부분들을 계속 공부하고 있습니다. 의도하지 않았으나, 행여 저희의 부족함으로 인해 상처를 받은 분이 계시다면 사과의 말씀을 전하고자 합니다. Yet, we are still lacking in many things and we are trying our hardest to become better. We would like to apologize to anyone if we have stepped on a rake. It was never our intention but due to our lack of understanding. ⠀ 항상 더 나은 스트레이 키즈가 되기 위해 노력하겠습니다. We promise you that we will do our best to become better Stray Kids. ⠀ #BlackLivesMatter #WeOpposeAnyFormsOfInequality #WeAppreciateCulturalDiversity #YouMakeStrayKidsStay #StrayKidsEverywhereAllAroundTheWorld

A post shared by Stray Kids (@realstraykids) on

“Stray Kids Em Todos Os Lugares Ao Redor do Mundo.”⠀

Como vocês podem ver em nosso bordão; nós, Stray Kids, sempre damos o nosso melhor para entender todas as pessoas ao redor do mundo e nossos amados STAY o máximo possível, e o mais profundamente possível,
⠀⠀
Nós acreditamos fortemente que todo mundo, independente da cultura em que estão inseridos, tem o direito de ser respeitados; por isso nós rejeitamos toda discriminação baseada em qualquer orientação e somos opostos a qualquer forma de desigualdade no mundo.

No entanto, nós ainda somos falhos em muitas coisas e estamos nos esforçando para nos tornarmos melhores. Nós gostaríamos de nos desculpar com todos se demos um passo errado. Não foi intencional, mas por falta de entendimento.

Nós prometemos a vocês que faremos de tudo para nos tornarmos um melhor Stray Kids.

#VidasNegrasImportam
#SomosOpostosATodaFormaDeDesigualdade
#ApreciamosADiversidadeCultural
#YouMakeStrayKidsStay
#StrayKidsEverywhereAllAroundTheWorld

Aliviados com a preocupação do grupo em manter esse canal de ligação e cumplicidade entre artista x fã, os STAY puderam finalmente respirar. O Stray Kids teve desde o seu debut uma proposta diferente, dispostos a mudar a indústria e dar um ar de renovação a padrões estabelicidos dentro do k-pop e que já não conversam mais com essa nova geração.

Você pode conferir o mais recente MV de trabalho do Stray Kids, “God’s Menu”:

Avatar

Written by Lun Rezende

Comments

Leave a Reply

Comente

Loading…

0
mina jimin aoa

Kwon Mina revela ter sofrido bullying nos anos em que esteve no AOA [Aviso de gatilho]

Jimin AOA

Jimin deixa o AOA